PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira, 20 de novembro
16h | Credenciamento
18h | Mesa de Abertura
19h | Conferência de Abertura
Um cenário adverso para a Reforma Psiquiátrica: buscando saídas
Conferencista: Rudá Ricci
Rudá Ricci, sociólogo, mestre em ciência política e doutor em ciências sociais. Ex-consultor da ONU e presidente do Instituto Cultiva. Autor, dentre outros livros, de "Desafios do Educador" (Editora Letramento) e "Fascismo Brasileiro" (Editora Kotter)
Coordenadora: Sara Oliveira Caldeira
20h30 | Coquetel
Quinta-feira, 21 de novembro
08h às 12h | Apresentação de trabalhos
12h | Pausa para almoço
13h30 | Primeira Mesa
Políticas Públicas, SUS e Reforma Psiquiátrica: impasses a enfrentar
Palestrante: Bernadete Perez Coêlho
Médica sanitarista com experiência na Atenção Primária em Saúde, professora do Programa de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).
Palestrante: Miriam Abou-yd
Psicóloga, psiquiatra, ex-coordenadora de saúde mental de Belo Horizonte, militante do Fórum Mineiro de Saúde Mental (FMSM), da Frente Mineira Drogas e Direitos Humanos (FMDDH) e da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (RENILA).
Palestrante: José Vanilson Torres da Silva
Conselheiro Nacional de Saúde. Membro da Coordenação Nacional do Movimento Nacional População de Rua (MNPR). Coordenador do Fórum em Defesa da População em Situação de Rua em Natal (FDPRN). Conselheiro Estadual de Assistência Social no Rio Grande do Norte (CEAS/RN). Conselheiro Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (CONED/RN). Membro do Comitê PopRuaJud do Conselho Nacional de Justiça.
Coordenadora: Adriana Mojica (Fórum Mineiro de Saúde Mental)
15h30 | Intervalo
16h | Segunda Mesa
A Rede de Atenção Psicossocial como pode e deve ser
Palestrante: Fernanda Nicácio
Terapeuta Ocupacional, Doutora em Saúde Coletiva. Docente aposentada TO / USP, Profa. Colaboradora do Mestrado Profissional Terapia Ocupacional e Processos de Inclusão Social / USP. Militante da luta antimanicomial.
Palestrante: Ana Marta Lobosque
Psiquiatra, militante da luta antimanicomial, protagonista da implantação da Reforma Psiquiátrica Brasileira. Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro da Comissão Municipal de Reforma Psiquiátrica do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte.
Palestrante: Silvia Maria Vilarejo
Militante da Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (ASUSSAM-MG) e da Companhia Girassol. Usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).
Coordenadora: Ana Regina Machado (Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais)
17h30 | Cortejo Antimanicomial pelas ruas de Guanhães
19h | Atividades culturais na cidade
Sexta-feira, 22 de novembro
08h | Terceira Mesa
Vozes das gentes da RAPS: nossa luta, nosso ofício
Palestrante: Suzana de Almeida Gontijo
Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Políticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG). Trabalhadora da Rede de Atenção Psicossocial de Ouro Preto, Minas Gerais.
Palestrante: Marta Elizabete de Souza
Psicologia militante da luta antimanicomial. Mestre em saúde pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ex-coordenadora estadual de saúde mental da SES-MG, ex-coordenadora municipal de saúde de Betim/MG, ex-presidente do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais.
Palestrante: Leandro Frederico Gomes
Graduado em Biologia pela UFMG. Empregado público (gestor de agência de Correios) licenciado. Ficou 90 dias encarcerado no manicômio, vítima de 17 sessões de eletroconvulsoterapia. Usuário dos serviços de saúde mental de Belo Horizonte. Faz parte da militância e da diretoria da Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (ASUSSAM-MG).
Coordenadora: Isabela Lima (Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais)
10h | Lançamento de livros de saúde mental
11h | Atividade de encerramento com leitura e aprovação da Carta de Guanhães